Nem todas as bases de tortas são iguais, existem muitos tipos que levam ingredientes diferentes e em diferentes quantidades. Aqui a gente vai falar somente das 3 principais, pâte brisée, pâte sablée e pâte sucrée
Pâte Brisée: É uma massa com uma quantidade maior de manteiga, não leva ovo e tem uma textura bem crocante e levemente folhada. O importante é usar todos os ingredientes bem gelados, não adicionar água muita água e não sovar a massa. O resultado, quando ela está crua, é uma massa nada uniforme e com pedaços grandes de manteiga. É ótima para quiches, torta de limão, torta de maçã, galletes e etc.
Pâte Sablée: Uma massa com uma quantidade menor de açúcar que a Sucrée e leva ovo. Aqui, a gente faz aquela farofinha com manteiga e farinha de trigo. É uma massa muito versátil, mais fácil de modelar e quando assada é mais farelenta. Ideal para tortas doces e salgadas.
Pâte Sucrée: É a massa mais doce das três, e diferente das outras é que a gente faz primeiro aquela mistura de manteiga e farinha até ficar clarinho e depois adicionamos os outros ingredientes. O resultado é uma massa que se derrete na boca, ótima para as tortas doces e de frutas.
Claro que existem muitos tipos de receitas e de modos de preparo, mas essas são as minhas favoritas. Agora é só colocar a mão na massa e fazer muitas tortas deliciosas.
Deixe um comentário